Wagner, Adolf

1835 – 1917

SOBRE

manuel alegre

Um dos principais socialistas catedráticos. Professor na Universidade de Berlim. Procura conciliar a ideia de Lassalle sobre intervenção do Estado, com a ideia de List sobre economia nacional.

Considera que o Estado deve ser um Estado Segurador, um segurador natural com a missão de justiça e da civilização através do imposto progressivo sobre o rendimento e a tributação das mais valias, consideradas equivalentes ao enriquecimento sem causa. Uma soziale Idee de Estado que tanto tem uma missão de justiça (rechtzweck des Staats) como uma missão de civilização (culturzweck des Staats), um Estado que devia assegurar a justiça na distribuição da riqueza, melhorar as condições de vida da classe operária e criar instituições de interesse público.

A partir destes pressupostos dá forma à chamada lei da extensão crescente da atividade pública ou de Estado. Um crescimento tanto em extensão como intensivamente, tanto a nível do direito e do poder como da civilização e do bem-estar. Porque quanto mais a sociedade se civiliza ,mais o Estado é dispendioso. Nestes termos, considera que o Estado deve melhorar as condições de vida da classe operária e assegurar a justiça na distribuição da riqueza, criando instituições de interesse público.

  • Allgemeine oder theoretische Volkswirtschaftslehre1876-1877

CONTACTOS

Rua Almerindo Lessa
Pólo Universitário do Alto da Ajuda
1349-055 Lisboa
PORTUGAL
(ver google maps)

(+351) 21 361 94 30

geral@observatoriopolitico.pt

Politipédia © 2024