Com Diocleciano, em 284 d.C., o principado cede o lugar ao dominado, dado que o imperator passa a intitular-se dominus e deus, exigindo adoratio e considerando que o seu poder já não deriva da velha lex curiata de imperio, mas antes de uma investidura divina. Calígula foi o primeiro imperador romano que se chamou dominus. Augusto e Tibério rejeitaram a designação, considerando-a injuriosa, dado ter o mesmo significado que o termo grego de déspota.

CONTACTOS

Rua D. João de Castro, nº 32-A
Ajuda
1300-193 Lisboa
(google maps)
38.7044987, -9.1904574

(+351) 21 363 05 77

geral@observatoriopolitico.pt

 

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

POLITIPÉDIA @ 2026