A situação de outros Estados europeus não era inequívoca. Os reis da Noruega e da Holanda estacionavam em Londres e o rei dos belgas, Leopoldo III, era prisioneiro dos alemães. Aliás, o rei dos belgas, em 14 de outubro de 1936, tinha sido forçado a estabelecer uma política de neutralidade, depois de Hitler ter integrado a Renânia. Mesmo assim, em 10 de maio de 1940, Hitler ocupa a Bélgica, que capitula logo em 28 de maio. Formou-se imediatamente em Londres um governo belga no exílio, ao mesmo tempo que surgia no território ocupado outro governo pró-alemão, com o apoio de Léon Degrelle e dos rexistas, contando com amplo apoio na população flamenga. Só em setembro-outubro de 1944 é que surge a libertação. Toda a Europa ocupada estava sapada nas suas legitimidades de antes da guerra.

CONTACTOS

Rua D. João de Castro, nº 32-A
Ajuda
1300-193 Lisboa
(google maps)
38.7044987, -9.1904574

(+351) 21 363 05 77

geral@observatoriopolitico.pt

 

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

POLITIPÉDIA @ 2026