POLITIPÉDIA – Enciclopédia Política Portuguesa tem origem no Repertório Português de Ciência Política, inicialmente alojado na página ResPublica e decorre do projeto contínuo de construção de um sistema generalizado de matérias de ciência política, da autoria científica do Prof. Doutor José Adelino Maltez, membro do conselho consultivo, que o doou ao Observatório Político, em Outubro de 2011.
Enquanto base de dados e acervo documental, a página ResPublica constitui o mais exaustivo acervo de informação compilado, abrange cerca de oito mil entradas na área da ciência política, mais de 12 mil ficheiros, pelo que representa a cúpula enciclopédica de um repertório português de ciência política. Em 2012, o Observatório Político desenvolveu e atualizou a página e colocou à disposição da comunidade científica, a mais relevante base de dados construída na área dos estudos políticos em Portugal. Cerca de duas centenas de chaves bibliográficas sobre temas de ciência política e relações internacionais, uma importante base de dados das eleições em Portugal desde 1820, centenas de biografias da classe política portuguesa, uma vasta relação dos partidos e movimentos políticos portugueses e um quadro global dos factos políticos mais relevantes desde 1800 aos nossos dias, constituem esta enciclopédia política.
A POLITIPÉDIA é um valioso património científico entregue ao Observatório Político e dada a sua relevância, o Observatório Político em 2021, atualizou o desenho informático da informação, desenvolvendo e apresentando à comunidade científica os resultados obtidos à medida do seu progresso, constituindo um contínuo e importante plano de ação estratégico desta Associação Científica de Estudos Políticos.

